ZEISS Photography Award 2019

"Seeing Beyond – The Unexpected"

Os fotógrafos são convidados a fornecer uma resposta criativa ao conceito de "The Unexpected" que seja conduzida por uma narrativa forte e clara. Para ser compreendido no seu sentido mais amplo, "The Unexpected" desafia os fotógrafos a enviarem uma série de 5 - 10 imagens que veem além do quotidiano e abordam algo imprevisto ou surpreendente - seja através da paisagem e do ambiente físico, através da expressão, emoção e interação humana, através de causas políticas ou sociais ou algo mais conceptual. O elemento "inesperado" pode ser de interesse global ou muito pessoal e pode mostrar o familiar de uma forma nova ou lançar luz sobre algo totalmente diferente. Todos os tipos de fotografia serão bem recebidos pelos juízes.

O ZEISS Photography Award é organizado de forma conjunta pela ZEISS e pela World Photography Organisation. Ano passado cerca de 12 mil fotógrafos de 140 países submeteram quase 90 mil fotografias.

22 de novembro de 2018 a 8 de fevereiro de 2019

Envios

Os participantes devem enviar uma série de cinco a dez fotografias, incluindo uma descrição das imagens, online. O período de submissão começa a 22 de novembro de 2018 e termina a 8 de fevereiro de 2019.

Deseja enviar as suas fotografias? 

Prémio

A lista com as 15 melhores séries fotográficas será divulgada a 26 de março de 2019. O vencedor será anunciado a 9 de abril de 2019. A cerimónia de entrega de prémios terá lugar a 17 de abril de 2019, no âmbito dos Sony World Photography Awards em Londres. A ZEISS convida ainda o vencedor a visitar a sede da empresa na Alemanha. Aí, o vencedor vai poder espreitar os bastidores da ZEISS e terá uma enorme oportunidade para testar as lentes ZEISS por si mesmo. O vencedor terá ainda a oportunidade de colaborar diretamente com a ZEISS e com a World Photography Organisation.

Júri

As fotografias submetidas serão avaliadas por um júri de renome, composto por três especialistas internacionais da indústria fotográfica. O júri avaliará, tanto a qualidade fotográfica, como a criatividade das obras. O júri está à procura, em particular, de uma história poderosa que seja claramente reconhecível nas imagens.

Simon Frederick

Artista, fotógrafo, realizador e radialista

Simon foi o juiz principal na série Sky Arts "Master of Photography", co-apresentador com a realeza de Hollywood, Isabella Rossellini. Os seus retratos, feitos durante as filmagens da série de TV "Black Is The New Black", fez história como a maior aquisição de sitters afro-caraibenses pela National Portrait Gallery. A nova série de Simon, "They've Gotta Have Us", estreou na BBC em outubro de 2018 e ele fez retratos dessas lendas cinematográficas também. Simon teve a honra de figurar recentemente nos 100 Britânicos Negros Mais Influentes de 2018, na categoria de Media, Publicação e Entretenimento.

Shoair Mavlian

Diretora, Photoworks

Shoair Mavlian é diretora da Photoworks e é responsável pela curadoria da '2018 Brighton Photo Biennial' (Bienal de Fotografia de Brighton 2018). De 2011 a 2018, ela foi Curadora Assistente de Fotografia e Arte Internacional na Tate Modern, Londres, onde foi curadora de várias exposições importantes, incluindo Shape of Light: 100 Years of Photography and Abstract Art’ ('Forma de luz: 100 anos de fotografia e arte abstrata') (2018), 'The Radical Eye: Modernist Photography from the Sir Elton John Collection' ('O olho radical: Fotografia modernista da coleção de Sir Elton John') '(2016) e' Harry Callahan '(2013). Na Tate Modern, ela também pesquisou aquisições e executou curadoria de exibições da coleção permanente, incluindo "Dayanita Singh" (2017) e "Lynn Cohen and Taryn Simon" (2017). Projetos curatoriais independentes recentes incluem a exposição 'Don McCullin: Looking Beyond the Edge' ('Don McCullin: Olhar Para Além da Margem') (Les Rencontres d'Arles, 2016).

Dagmar Seeland

Editora fotográfica e escritora, revista STERN

Dagmar trabalhou como editora e editora fotográfica para uma variedade de revistas de lifestyle antes de assumir funções na revista semanária alemã STERN em 1999 como editora fotográfica para a própria revista e outros títulos do grupo STERN. Aí, aproveitou a oportunidade para trabalhar e contratar alguns dos maiores nomes da fotografia, bem como descobrir e nutrir novos talentos. Como escritora, é particularmente apaixonada pelo papel da fotografia na narração de histórias e entende verdadeiramente o processo e a colaboração necessários para que as ideias visuais funcionem.

Datas-chave

  • 22 de novembro de 2018, 11:00 CET: concurso aberto para submissões
  • 8 de fevereiro de 2019, 14:00 CET: concurso fechado para submissões
  • 26 de março de 2019: divulgação da lista restrita
  • 9 de abril de 2019: vencedor anunciado
  • 17 de abril de 2018: cerimónia de entrega de prémios e jantar de gala em Londres
  • 18 de abril a 6 de maio de 2019: a série fotográfica premiada e as fotografias selecionadas da lista restrita serão exibidas na Somerset House em Londres

"O Prémio de Fotografia ZEISS foi uma ótima oportunidade para mim, porque me abriu portas para a exposição do meu próprio trabalho, onde nunca teria conseguido chegar sozinho."

Tamina-Florentine Zuch, Vencedor do ZEISS Photography Award 2016
© Tamina-Florentine Zuch, vencedor do ZEISS Photography Award 2016

"Devido ao facto de os editores de fotografias terem visto o meu trabalho por causa da notícia da vitória do Prémio de Fotografia ZEISS, o meu trabalho documental pessoal já passou a ser impresso em revistas e jornais de todo o mundo. Ganhar o prémio ajudou-me a obter mais clientes, mas, mais importante ainda, a minha autoconfiança enquanto fotógrafo certamente cresceu desde a vitória."

Kevin Faingnaert, Vencedor do ZEISS Photography Award 2017
Kevin Faingnaert, Belgium, 2017 ZEISS Photography Award © Kevin Faingnaert, vencedor do ZEISS Photography Award 2017

"Depois de ter vencido o ZEISS Photography Award, recebi muitos pedidos de revistas internacionais, bem como revistas de renome. De repente, houve muita atenção internacional. Este prémio é um verdadeiro estímulo para aquilo que fazemos, para continuarmos a trabalhar."

Nick Hannes, Vencedor do ZEISS Photography Award 2018
Nick Hannes, Belgium, 2018 ZEISS Photography Award © Nick Hannes, vencedor do ZEISS Photography Award 2018