ZEISS Photography Award 2018

"Ver além - Histórias não contadas"

"O Prémio de Fotografia ZEISS está agora no seu terceiro ano – e convida fotógrafos ambiciosos de todas as partes do mundo a apresentar os seus trabalhos em torno do tema "Ver além – Histórias não contadas" ao júri internacional de especialistas. O foco da série de fotografias deve ser sobre histórias que não foram ainda contadas (ou ainda não foram contadas até o fim). O tema, "Histórias não contadas", pode e deve ser entendido no sentido mais amplo – as obras podem examinar o familiar de uma nova perspetiva ou abordar tópicos que não receberam muita atenção até agora. O objetivo é que os fotógrafos desafiem os limites criativos e se superem fotograficamente. 

O Prémio de Fotografia ZEISS é organizado conjuntamente pela ZEISS e pela World Photography Organisation (Organização Mundial de Fotografia). No ano passado, cerca de 4.700 fotógrafos de 132 países apresentaram mais de 31.000 fotografias."

De 10 de outubro de 2017 a 6 de fevereiro de 2018


Entre agora!

Envios

Os participantes devem enviar uma série de cinco a dez fotografias, incluindo uma descrição das imagens, online. O período de envio começa a 10 de outubro de 2017 e termina a 6 de fevereiro de 2018. 

Deseja enviar as suas fotografias? Clique aqui.

Prémio

O vencedor e a lista restrita com até dez fotógrafos serão anunciados a 3 de abril de 2018. Os vencedores receberão prémios atrativos, incluindo lentes ZEISS à sua escolha, com um valor total de 12.000 euros, bem como 3.000 euros para cobrir os custos de viagem de um projeto fotográfico. A cerimónia de atribuição de prémios será realizada em Londres, a 19 de abril de 2018, como parte dos Prémios Mundiais de Fotografia Sony. As fotografias vencedoras e as fotografias selecionadas da lista restrita serão apresentadas simultaneamente na exposição dos Prémios Mundiais de Fotografia Sony na Somerset House, em Londres, com o vencedor a participar na inauguração da exposição. Além disso, a ZEISS convidará o vencedor a visitar a sede da empresa, na Alemanha. Aqui, irão adquirir uma perceção do mundo ZEISS e podem familiarizar-se com as lentes ZEISS. Além disso, terão também a oportunidade de trabalhar pessoalmente com a ZEISS e com a World Photography Organisation (Organização Mundial de Fotografia).

Júri

Chris Hudson

Diretor de arte, National Geographic Traveller, Reino Unido

Chris trabalhou no setor de publicações de viagens e estilo de vida durante mais de 10 anos e dirige o National Geographic Traveller desde o seu lançamento, em 2010. Ele supervisionou vários lançamentos de revistas de viagens e trabalha com uma grande variedade de talentos fotográficos de viagens em todas as partes do mundo. Ele é apaixonado por narrativas através de imagens e por comunicar os momentos 'you-are-there’ (‘tu-estás-ali’), que são capturados em todas as diferentes culturas do mundo.

Patricia Morvan

Projetos Culturais & Exposições, Agence VU', França

Depois de estudar Jornalismo no Instituto Francês de Imprensa (IFP) e Documentação na Universidade de Paris 8, Patricia trabalhou como Editora para o jornal diário Liberation em 1989 e 1990, depois para o Bayard Press nos dois anos seguintes. Patricia integrou a Agence VU', uma agência de fotógrafos, em 1992. Ela começou como Editora de Fotografia, na altura, como Gestora de Arquivos Fotográficos. Em 2006, tornou-se Diretora de Projetos Culturais & Exposições. Ela está na co-direção da agência com Patrick Codomier desde maio de 2017. 

Peter Bas Mensink

Editor-chefe e Editor, Revista GUP, Holanda

Nascido em 1976, Peter começou a sua carreira como editor de imagens freelancer para revistas Holandesas. Em 2005, ele lançou a revista GUP e é editor-chefe e editor para todas as suas plataformas (impressão, online, social, eventos, etc.). Peter é também editor independente de livros de fotografias e é ainda curador de exposições. 

Datas-chave

  • 10 de outubro de 2017 Concurso aberto para envios
  • 6 de fevereiro de 2018 Concurso fechado para envios
  • 3 de abril de 2018 Lista restrita e Vencedor anunciados
  • 19 de abril de 2018 Cerimónia de entrega de prémios e Jantar de gala em Londres
  • 20 de abril a 6 de maio de 2018 Fotos exibidas na Somerset House, em Londres

Prémio de Fotografia ZEISS foi uma ótima oportunidade para mim, porque me abriu portas para a exposição do meu próprio trabalho, onde nunca teria conseguido chegar sozinho.

Tamina-Florentine Zuch, Vencedor ZEISS Photography Award 2016

Devido ao facto de os editores de fotografias terem visto o meu trabalho por causa da notícia da vitória do Prémio de Fotografia ZEISS, o meu trabalho documental pessoal já passou a ser impresso em revistas e jornais de todo o mundo. Ganhar o prémio ajudou-me a obter mais clientes, mas, mais importante ainda, a minha autoconfiança enquanto fotógrafo certamente cresceu desde a vitória.

Kevin Faingnaert, Vencedor ZEISS Photography Award 2017