ZEISS Photography Award 2020

"Seeing Beyond – Discoveries"

Desafiando os limites da criatividade


Lançado em 2016 pela Organização Mundial da Fotografia e pela ZEISS, o ZEISS Photography Award premeia os criadores de imagens mais distintos do mundo que concebem séries incríveis e mostram a sua forma individual de ver o mundo.

Os fotógrafos são desafiados a enviar conjuntos de obras que respondam a um tema específico. O tema de 2020 é "Seeing Beyond – Discoveries" ("Ver mais Além – Descobertas") e as participações serão julgadas por três especialistas na indústria da fotografia. O ZEISS Photography Award procura celebrar os fotógrafos que ultrapassam os seus limites criativos e saem do nível mediano, enquanto demonstram uma forte narrativa visual.

15 de outubro de 2019 até 04 de fevereiro de 2020


Entre agora!

Tema 2020

Seeing Beyond – Discoveries

Para o ZEISS Photography Award 2020, é pedido aos fotógrafos que respondam ao tema "Seeing Beyond – Discoveries".

Ao longo do tempo, a raça humana foi impelida a fazer descobertas. Estas podem fazer parte de uma revelação pessoal, ser um avanço científico e tecnológico ou uma ideia que levou a uma mudança social - uma nova forma de pensar que revolucionou a nossa vida quotidiana. Desde o início da fotografia, muitos grandes indivíduos viram a câmara como uma ferramenta para explorar e questionar o mundo e usaram o poder da imagem para lançar luz sobre algo novo.

Epifanias, invenções e transformações do conhecido para o desconhecido, queremos ver algo novo. Participações que exploram a paisagem, seres humanos, ciência, mudanças políticas ou económicas, ou mesmo algo mais conceitual, são todas bem-vindas.

Embora todas as respostas criativas sejam incentivadas, as participações devem explorar ativamente a matéria do tema. A série deve ter entre cinco e dez imagens, deve ter uma narrativa clara que vá de encontro ao tema (Seeing Beyond – Discoveries) e à consistência visual.

Os participantes podem enviar todos os diferentes tipos de fotografia – seja em técnica ou no assunto. Todas as participações devem ser acompanhadas de uma declaração de apoio que descreva a história por trás do trabalho.

PRAZO PARA AS PARTICIPAÇÕES: 13h00 (GMT), 4 de fevereiro de 2020

Deseja enviar as suas fotografias?

The competition is closed, many thanks to all participants. The winner will be announced soon.

22 November 2018 until 8 February 2019

The ZEISS Photography Award is jointly organized by ZEISS and the World Photography Organisation.

Submissions

Participants are required to submit a series of five to ten photographs, including a description of the images, online. The submission period begins on November 22, 2018 and ends on February 8, 2019.

You wish to submit your photos?

Prémio

Premiar os principais criadores de imagens do mundo

O vencedor do ZEISS Photography Award recebe:

  • Uma variedade de lentes de câmara ZEISS à sua escolha, no valor total de 12 mil euros 
  • 3000 euros para pagar as despesas de viagem de um projeto fotográfico
  • Voos e alojamento para participar na noite do Sony World Photography Awards e na abertura da exposição em Londres, em abril de 2020 
  • A ZEISS também irá convidar o vencedor para a sua sede na Alemanha, para desfrutar de uma visita aos 'bastidores' da fábrica e oportunidade de testar uma variedade de lentes ZEISS
  • O vencedor também terá a oportunidade de colaborar diretamente com a ZEISS e a Organização Mundial de Fotografia em projetos futuros

Uma seleção de séries pré-selecionadas também estará em exibição na Somerset House, em Londres, durante a exposição da Sony World Photography Awards. Datas da exposição a serem anunciadas no início de 2020.

 

Datas-chave

Tudo o que precisa saber

  • 15 de outubro de 2019, 11h00 CET: Concurso aberto para participações
  • 4 de fevereiro de 2020, 14h00 CET: Concurso encerrado para participações
  • 31 de março de 2020: Lista restrita publicada e vencedor anunciado
  • 16 de abril de 2020: Cerimónia de entrega de prémios e jantar de gala em Londres
  • 17 de abril de a 4 de maio de 2020: A série de fotos vencedoras e as fotos selecionadas da lista restrita são exibidas na Somerset House, em Londres

"Estou extremamente grato pelo prémio ZEISS Photography, porque me proporcionou a oportunidade de partilhar as histórias dos meus temas com um público global. Graças ao prémio, o meu projeto foi escolhido por agências internacionais e permitiu-me, realmente, partilhar as fotos com o mundo. Não poderia desejar mais nada, principalmente porque o meu projeto apresenta pessoas que são frequentemente esquecidas."

Rory Doyle, vencedor do ZEISS Photography Award 2019
Rory Doyle, United States, 2019 ZEISS Photography Award © Rory Doyle, United States, 2019 ZEISS Photography Award

"Depois de ter vencido o ZEISS Photography Award, recebi muitos pedidos de revistas internacionais, bem como revistas de renome. De repente, houve muita atenção internacional. Este prémio é um verdadeiro estímulo para aquilo que fazemos, para continuarmos a trabalhar. "

Nick Hannes, vencedor do ZEISS Photography Award 2018
Nick Hannes, Belgium, 2018 ZEISS Photography Award © Nick Hannes, Belgium, 2018 ZEISS Photography Award

"Devido ao facto de os editores de fotografias terem visto o meu trabalho por causa da notícia da vitória do Prémio de Fotografia ZEISS, o meu trabalho documental pessoal já passou a ser impresso em revistas e jornais de todo o mundo. Ganhar o prémio ajudou-me a obter mais clientes, mas, mais importante ainda, a minha autoconfiança enquanto fotógrafo certamente cresceu desde a vitória."

Kevin Faingnaert, vencedor do ZEISS Photography Award 2017
Kevin Faingnaert, Belgium, 2017 ZEISS Photography Award © Kevin Faingnaert, Belgium, 2017 ZEISS Photography Award

"O Prémio de Fotografia ZEISS foi uma ótima oportunidade para mim, porque me abriu portas para a exposição do meu próprio trabalho, onde nunca teria conseguido chegar sozinho."

Tamina-Florentine Zuch, vencedor do ZEISS Photography Award 2016
Tamina-Florentine Zuch, Germany, 2016 ZEISS Photography Award © Tamina-Florentine Zuch, Germany, 2016 ZEISS Photography Award