Back To Top
Standards and Directives

Produtos ZEISS

Worth looking through: ZEISS Spectacle Lenses, Coatings & Diagnostic Instruments

mais

Entre em contato

Você tem interesse em fazer uma parceria com a ZEISS?

Tem alguma dúvida?

Tópicos

  • DuraVision Platinum
  • Lentes para escritório ZEISS
  • Lentes progressivas ZEISS
  • i.Scription
  • Lentes visão simples ZEISS
  • Tratamentos

Padrões e Diretivas

Os padrões emitidos pelas autoridades DIN são elaborados com a participação de vários grupos de representantes das autoridades públicas, do setor empresarial, da indústria, da ciência e do público em geral. As autoridades DIN têm um papel principal na compilação e na publicação dos padrões no seio do CEN e da ISO.

1. Padrões

Padrões - uma obrigação para produtos oftálmicos

O Deutsches Institut für Normung (DIN), o Comité Européen de Normalisation (CEN) e a International Standardization Organisation (ISO) são responsáveis pelo estabelecimento dos padrões técnicos fundamentais e pela estipulação dos procedimentos e terminologia usados na optometria.
Estas instituições especificam e atualizam constantemente os parâmetros essenciais para a qualidade e padrões uniformes internacionais.

2. Diretivas da União Européia

Diretivas da União Européia e legislação nacional

Diretivas da União Européia e legislação nacional

A União Européia
Dentro da União Européia, os produtos devem poder circular livremente e, para isso, precisam cumprir requerimentos essenciais de segurança, qualidade e performance. Para atingir este objetivo, são elaboradas diretivas que devem ser implementadas na legislação nacional dos Estados-Membros.


Padrões para optometria
Os seguintes padrões são aplicados para o campo da optometria:
DIN 5361 para armações de óculos,
DIN EN ISO 14889 para requerimentos básicos a serem atendidos pelas lentes oftálmicas,
DIN EN ISO 8980/1-3 para os requerimentos a serem atendidos por tipos especiais de lentes,
DIN EN ISO 13666 para terminologia oftálmica,
e as Diretivas 89/686/CEE para lentes de óculos de sol e 98/42/CEE para dispositivos médicos.

Esta última contém estipulações que devem ser atendidas pelas lentes e armações de óculos, lentes de contato e instrumentos oftálmicos.

expandirexpandir
recolherrecolher

3. A marcação CE

Marcação CE

Obrigação de rotulação
Desde 14 de junho de 1998, a rotulação com a marcação CE (Communité Européen, Comunidade Européia) é obrigatória para os produtos relativamente aos quais foram adotadas diretivas da União Européia e padrões correspondentes.
A marcação CE é a garantia ao consumidor de que o produto atende os requerimentos mínimos de segurança e performance estipulados nos padrões.

A marcação CE
A marcação CE é aplicada pelo fabricante em uma área do produto claramente visível, a não ser que isso prejudique o seu funcionamento, como acontece nas lentes oftálmicas. Nestes casos, a embalagem e as instruções de uso são rotuladas apropriadamente.

expandirexpandir
recolherrecolher

4. Qualidade ZEISS

Qualidade ZEISS

Seis critérios que distinguem a qualidade ZEISS

O certificado de garantia ZEISS, que você recebe da sua ótica junto com suas novas lentes, comprova que você comprou um produto de altíssima qualidade.

Ele contém, por exemplo, os seis critérios que destacam a qualidade ZEISS:




  1. A ZEISS é certificada pelo padrão DIN EN ISO 9001/2000. Esta certificação vai além dos requerimentos mínimos legais do rótulo CE, incluindo não somente requerimentos rigorosos a serem atendidos pelo produto em si, mas também pela equipe de produção do produto.
  2. Nós garantimos que a qualidade óptica de nossas lentes tem prioridade sobre todos os outros critérios.
  3. As especificações internas de teste da ZEISS excedem as estipulações dos padrões relevantes.
  4. A ZEISS também oferece a você lentes com prescrições muito altas ou prescrições incomuns. E mesmo para estas prescrições estão disponíveis muitas opções de revestimento diferentes.
  5. Você pode ter certeza que as lentes ZEISS continuarão disponíveis por muito tempo, assegurando que você poderá ter suas lentes ideais e de qualidade testada também no futuro.
  6. Nós asseguramos que as lentes ZEISS são ajustadas exclusivamente por óticas selecionadas.


Suave é a palavra-chave!

Suave é a palavra-chave!

A melhor maneira de limpar suas lentes é mantendo-as sob água corrente fria, utilizando agentes de limpeza com pH neutro. As partículas de sujeira são simplesmente removidas pela água, não podendo causar quaisquer danos à superfície da lente ao secá-la com um pano limpo macio. Se você estiver fora de casa, nós recomendamos a utilização de panos de microfibra e o agente especial de limpeza da ZEISS. Outros tecidos podem causar arranhões na superfície das suas lentes.

 

Importante: Por favor, não exponha as suas lentes a temperaturas acima de 80° C (por exemplo, na sauna ou sobre o painel do carro nos dias de verão).

expandirexpandir
recolherrecolher

5. DIN EN ISO 14889

DIN EN ISO 14889

Requerimentos básicos
Este padrão, compilado com a participação de especialistas internacionais, estipula os requerimentos básicos a serem atendidos pelas lentes oftálmicas acabadas não cortadas. Estes requerimentos se referem à compatibilidade fisiológica, inflamabilidade, teste de resistência mecânica e transmitância das lentes oftálmicas acabadas não cortadas.




Requerimentos a serem atendidos pelas lentes usadas para dirigir
A transmitância, em particular os requerimentos adicionais a serem atendidos pelas lentes usadas para dirigir, é de grande importância não somente para a ZEISS enquanto fabricante de lentes, mas também para a ótica.
Se, por razões estéticas ou médicas, um cliente deseja comprar lentes não recomendadas para o uso no trânsito ou para direção durante a noite, é obrigação da ótica informá-los deste fato. O cliente deve ser informado de que não é somente a intensidade da coloração que influencia a adequabilidade de uma lente para o uso no trânsito, mas também a sua capacidade de transmissão de determinados comprimentos de onda. Por exemplo, uma lente com um certo filtro pode parecer brilhante o suficiente para se dirigir durante o crepúsculo ou a noite, mas ela pode confundir as cores dos sinais de trânsito, de modo que não seja recomendável para a direção.

expandirexpandir
recolherrecolher

6. Lentes usadas para dirigir

Requerimentos adicionais a serem atendidos pelas lentes usadas para dirigir

Curvas de transmissão para F 451 e F 452. Essas lentes com filtros especiais satisfazem os requerimentos adicionais (τ 500-650, Q vermelho, Q amarelo) a serem atendidos pelas lentes usadas para dirigir

Requerimentos adicionais a serem atendidos pelas lentes usadas para dirigir

  • As lentes usadas para dirigir durante o dia precisam apresentar uma transmitância luminosa τν >= 8% no principal ponto de referência usando o iluminante padrão D 65.
  • Lentes usadas para dirigir à noite devem apresentar uma transmitância luminosa τν >= 75% no principal ponto de referência usando o iluminante padrão D 65.
  • A transmitância espectral τ (λ) da lente não deve ser menor que 0,2 vezes a transmitância luminosa τν para qualquer comprimento de onda na faixa de 500 a 650 nm.
  • O quociente de atenuação visual relativa (Q) não deve ser menor do que 0,8 para o vermelho e o amarelo, 0,6 para o verde e 0,4 para o azul.

Todas as lentes fornecidas pela ZEISS são, naturalmente, testadas e rotuladas de acordo com as estipulações deste padrão (adequabilidade para o uso no trânsito / adequabilidade para direção noturna conforme DIN EN ISO 8980-3 ).
Além disso, todas as lentes ZEISS cumprem os requerimentos mínimos com relação a resistência mecânica, inflamabilidade e compatibilidade fisiológica.

Princípios relativos aos requerimentos de transmitância das lentes

Radiação espectral relativa do iluminante padrão D 65, dependente do comprimento de onda

Princípios relativos aos requerimentos de transmitância das lentes

  • Transmitância luminosa τν
    A transmitância luminosa τν é a razão do fluxo luminoso transmitido pela lente ao fluxo luminoso incidente, levando em consideração a eficiência espectral luminosa do olho para visão à luz do dia V(λ).
  • Transmitância espectral τ(λ)
    A transmitância espectral τ(λ) é a razão do fluxo espectral radiante transmitido pela lente ao fluxo radiante incidente em qualquer comprimento de onda especificado λ.
  • Iluminante padrão D 65
    O iluminante padrão D 65 representa a luz do dia média, com temperatura de cor de 6500 K, normalmente gerada por lâmpadas de xenônio com filtros.
  • Quociente de atenuação Q
    O quociente de atenuação visual relativa (Q) é a razão da transmitância luminosa de uma lente colorida para a distribuição espectral de potência radiante da luz emitida por um sinal luminoso de trânsito sinal em relação à transmitância luminosa da mesma lente para o iluminante padrão D 65. Assim, o quociente de atenuação não fornece quaisquer informações sobre a percepção das cores pelo usuário da lente, mas mostra somente se a luminosidade de um sinal de trânsito está mais ou menos atenuada em relação a luminosidade ambiente (Q maior ou menor que 1).
  • Eficiência espectral luminosa do olho para visão à luz do dia τ(λ)
    A eficiência espectral luminosa do olho para visão à luz do dia τ(λ) é a sensitividade espectral relativa do olho fotópico
expandirexpandir
recolherrecolher

7. Outros padrões

Outros padrões relevantes para a óptica oftálmica

Outros padrões relevantes para a óptica oftálmica

Além do DIN EN ISO 14889, existem outros padrões essenciais para os optometristas ou que especificam com mais detalhe os requerimentos a que devem atender os vários tipos de lentes oftálmicas:

  • DIN EN ISO 8980-1 Requerimentos para lentes monofocais e multifocais
  • DIN EN ISO 8980-2 Requerimentos para lentes progressivas
  • DIN EN ISO 8980-3 Requerimentos de transmitância e métodos de ensaio
  • DIN EN ISO 13666 Termos e definições oftálmicas
  • DIN EN ISO 12870 Armações de óculos com tipos de desenho e definições
 

Este website usa cookies. Cookies são pequenos arquivos de texto criados pelos websites e armazenados em seu computador. O uso de cookies é uma prática comum que permite melhorar o desempenho e a visualização dos sites. Ao navegar em nossos sites você está concordando com o seu uso. mais

OK