Os revestimentos das lentes de óculos deveriam, preferencialmente, conseguir fazer tudo

A MELHOR VISÃO entrevista o Product Manager da DuraVision® Platinum, o revestimento para lentes de óculos mais robusto de sempre da ZEISS.

Usamos nossos óculos todos os dias sem pensar no que as lentes conseguem fazer opticamente e no quanto robustas têm de ser para suportarem aquilo a que as sujeitamos. E é assim que deve ser. Não há nenhum equipamento óptico que esteja continuamente exposto aos mesmos esforços mecânicos e impactos ambientais como as lentes de óculos. Na ZEISS, os desenvolvedores trabalham para o melhoramento contínuo dos acabamentos e revestimentos disponíveis para lentes de óculos. A MELHOR VISÃO perguntou ao René Stanke, o gerente de produto da DuraVision® Platinum o que são acabamentos modernos para lentes de óculos.

MELHOR VISÃO: Quando os óculos são ajustados por um óptico oftálmico, normalmente não é dada muita atenção à escolha do acabamento da lente no final do processo de consulta. Costumamos confiar na recomendação do óptico. Contudo, o acabamento é fundamental para a vida útil das lentes de óculos, para a visão e para as propriedades de limpeza. O que devem os usuários de óculos ter em conta para a escolha do revestimento?  

René Stanke, o gerente de produto da DuraVision® Platinum

René Stanke, o gerente de produto da DuraVision® Platinum

René Stanke: Tem razão. Os acabamentos para lentes de óculos podem fazer a diferença. Por estes dias, a maior parte das pessoas compra lentes de plástico, mas, para começar, o plástico não é tão duro, nem tão durável, nem tão resistente aos riscos como uma lente de óculos mineral. Dessa forma, recomendaraa um revestimento duro para prolongar a vida útil das lentes e tornar a superfície menos sensível a esforços mecânicos, que podem levar a riscos e, logo, à deterioração da visão.
Um revestimento antirreflexo de alta qualidade é importante não só para melhorar a aparência, mas também para minimizar os reflexos que distraem através da lente de óculos, por exemplo ao dirigir à noite ou ao ler à luz natural e artificial.

Além disso, uma boa lente de óculos não deve atrair sujeira, poeira e penugens facilmente e deve ser fácil de limpar. Trabalhando juntos, os acabamentos modernos para lentes de óculos podem tornar a lente um objeto robusto do cotidiano. Só podemos aconselhar todos os usuários de óculos a se informarem junto a seu oculista sobre as capacidades precisas de um revestimento para lente de óculos.

MELHOR VISÃO: A ZEISS acaba de lançar um novo acabamento mineral para óculos - o DuraVision® Platinum. Você esteve envolvido no seu desenvolvimento. O que tem de especial o DuraVision® Platinum? O que há de novo?

 

René Stanke: Com base em nossa pesquisa de mercado, otimizamos toda a gama de revestimentos para lentes de óculos ZEISS. Estamos falando principalmente das seguintes quatro propriedades do produto:
 
    Primeiramente, trabalhamos muito na rigidez da superfície das lentes de óculos. Temos o orgulho de apresentar as primeiras lentes de óculos de plástico com revestimento antirreflexo com a mesma rigidez das lentes de óculos minerais ou até superior. Nossas medições mostraram que com o DuraVision® Platinum estamos produzindo lentes de óculos com uma rigidez três vezes maior do que anteriormente.
 
    Em segundo lugar, melhoramos significativamente o desempenho do revestimento antirreflexo. Apesar do revestimento antirreflexo, todas as lentes de óculos têm o que é conhecido como reflexo residual, ou seja, a luz é refletida de volta pela lente de óculos e que, por isso, não entra através da lente para o olho. Assim, a qualidade dos revestimentos antirreflexo difere em termos de manutenção do nível baixo de reflexo residual. Em comparação com as lentes anteriores, conseguimos reduzir este reflexo residual em 20%.
 
    É claro que também quisemos manter o excelente desempenho antiestático patenteado das lentes de óculos ZEISS para que não se sujem rapidamente e para que atraiam muito menos poeira e penugem. Esta é a característica nº 3 do produto.
 
    A quarta é a superfície da lente de óculos extremamente fácil de limpar graças ao nosso revestimento superior repelente de água e óleo. Pode limpar um revestimento de lente de óculos DuraVision® Platinum com nossos produtos de limpeza ZEISS ou apenas passando por água morna corrente e sacudindo as gotas que ficam. Mal precisa usar o pano de microfibra.
 
   
 
 
 
MELHOR VISÃO: Como podem ser testados estes melhoramentos, especialmente as propriedades de rigidez melhoradas?

 

René Stanke: Fazemos testes laboratoriais intensos. Por exemplo, nós comprimimos uma ponta de diamante contra um revestimento convencional de lente de óculos e contra o novo produto de comparação. Medimos a força necessária até o revestimento não resistir mais à força e se quebrar. Isso nos permite determinar e comparar a rigidez dos revestimentos individuais. A DuraVision® Platinum conseguiu até 50% melhores resultados neste teste do que os acabamentos anteriores de mineral para óculos ZEISS.
 
Contudo, os testes práticos eram mais importantes para nós, dado que uma lente de óculos tem de sobreviver à utilização diária e não em laboratório. Presumimos uma vida útil entre dois a três anos, que simulamos neste teste para demonstrar a resistência ao desgaste de nosso novo revestimento. Pegamos na "sujeira padrão" (que também é usada na indústria dos aspiradores, por exemplo), cobrimos um pano de limpeza de óculos com ela e "limpamos" as lentes de óculos com um revestimento convencional e com o novo revestimento DuraVision® Platinum 600 vezes cada, exercendo uma determinada pressão. Os resultados foram depois analisados em detalhes no microscópio. O resultado: as lentes de óculos com revestimento DuraVision® Platinum praticamente não mostraram danos, enquanto o produto de comparação ficou claramente riscado neste teste.
 
   
 

 

MELHOR VISÃO: Impressionante. Mas isso não é algo que se deva fazer com as lentes de óculos, não é mesmo?

 

René Stanke: Não, por favor, não façam estes testes. Apesar de tudo aquilo que os acabamentos modernos para lentes de óculos conseguem fazer, o usuário deve tratar suas lentes com cuidado. Com o tempo, uma grande quantidade de pequenos riscos pode fazer a lente de óculos parecer opaca quando se olha através dela, o que prejudica a visão e reduz significativamente o revestimento antirreflexo. Não limpe as lentes de óculos com roupa, tecido ou algo semelhante. Recomendamos passá-las por água morna corrente ou aplicar o spray de limpeza ZEISS e um pano de limpeza de microfibra para a limpeza diária dos óculos. De tempos em tempos, pode usar panos umedecidos da ZEISS para limpeza de óculos, que não atacam o revestimento. Outra dica: não deixe os óculos no carro. O calor pode danificá-los. Não use os óculos na sauna nem os coloque com as lentes viradas para baixo. Isso vai aumentar a vida útil dos seus óculos.
 
   

MELHOR VISÃO: Na verdade, seria absolutamente vergonhoso se as lentes progressivas adaptadas individualmente não durassem o tempo que deveriam.

 

René Stanke: Exatamente. Infelizmente, os danos, como os riscos, não podem ser eliminados das lentes de plástico e não pode ser aplicado um novo acabamento à lente. Isto significa que a lente de óculos fica permanentemente danificada e tem de ser feita outra totalmente nova para restaurar o pleno desempenho.
 
   

MELHOR VISÃO: O que o impressionou mais no desenvolvimento do DuraVision® Platinum da ZEISS? 

 

René Stanke: O que eu destacaria? Duas coisas, na verdade. Em primeiro lugar, o fato de termos criado uma lente de óculos de plástico com a mesma rigidez de uma lente mineral, ou mesmo superior, e, em segundo lugar, o fato de termos conseguido melhorar significativamente o desempenho antirreflexo.
 
   

Eis como as lentes de óculos de precisão ZEISS recebem o novo acabamento DuraVision® Platinum:

1. Primeiro, o produto de plástico parcialmente acabado é processado para que adquira as propriedades ópticas e de uso necessárias para conferir ao usuário de óculos a melhor experiência visual. Isto é feito através de processos de torneamento e fresamento. A lente de plástico é depois polida para adquirir uma ótima transparência.

2. A laca dura é depois aplicada em um banho de imersão e é completamente curada em um tipo de forno. Isto confere à lente uma determinada rigidez básica e a laca oferece uma ótima ligação entre a lente de base e o revestimento antirreflexo.

3. O processo antirreflexo com os revestimentos antirreflexo individuais se inicia em um sistema de revestimento de alto vácuo. No total, são aplicadas a vapor oito camadas ultrafinas. Os óxidos de metal e de semimetal são depositados alternadamente na superfície mineral dos óculos de revestimento duro.

4. Durante este processo, íons de alta energia, ou seja, partículas carregadas, são ativadas nas lentes de óculos com base em um método especial. Estes íons desprendem energia ao atingirem a superfície. Isto comprime as camadas de revestimento individuais, o que faz aumentar a rigidez de todo o revestimento. Em combinação com a laca dura, este revestimento personalizado oferece a robustez necessária para o revestimento mineral dos óculos.

5. Além disso, é aplicada a camada antiestática patenteada da ZEISS e, por fim, a camada de revestimento limpo, que torna a lente de óculos repelente de água e óleo e fácil de limpar.

6. Depois do revestimento por imersão com a laca dura, o revestimento a vapor das camadas individuais demora cerca de três quartos de hora no sistema de revestimento. Mas isto é apenas o acabamento no primeiro lado da lente de óculos. A lente é virada e o outro lado recebe o mesmo tratamento. Todo o processo de revestimento tem de ser realizado em uma sala limpa sem poeira. Se ocorrer a mais pequena contaminação (p. ex., um grão de poeira) na lente de óculos, ela é rejeitada.

Este website usa cookies. Cookies são pequenos arquivos de texto criados pelos websites e armazenados em seu computador. O uso de cookies é uma prática comum que permite melhorar o desempenho e a visualização dos sites. Ao navegar em nossos sites você está concordando com o seu uso. mais