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Anatomia de óculos: Mykita & Bernhard Willhelm’s Franz

Tudo que você sempre quis saber sobre óculos de sol, mas tinha medo de perguntar

Eles são imediatamente reconhecidos, o acessório favorito das celebridades, um objeto de desejo. Mas qual é a história de Franz? Dê uma espiada nos bastidores da MYKITA, a marca por trás dos venerados óculos de sol.

Você já pode ter visto o FRANZ nas páginas das revistas de moda, filmes, revistas de fofocas e blogs de design. Projetado pelo vanguardista estilista alemão Bernard Willhelm, juntamente com a marca de óculos MYKITA, FRANZ é um estilo aviador, que une a armação metálica ultraleve da marca registrada com arrojadas lentes espelhadas. Aqui está uma oportunidade para conhecer mais sobre a impressionante coleção MYKITA de edição limitada.

MYKITA & Bernhard Willhelm

MYKITA & Bernhard Willhelm Renomado por suas coleções masculinas e femininas coloridas, de alto astral e energéticas, o designer alemão Bernard Wilhelm é conhecido por atravessar fronteiras e pensar além de apenas roupas. Com MYKITA, podemos novamente ver mais de Bernhard.

Fundada em 2003 por um grupo composto por Philipp Haffmans, Harald Gottschling, Daniel Haffmans e Moritz Krueger, MYKITA, com sede em Berlim, tem continuamente se superado quando se trata de óculos. Eles criaram um design altamente inovador e funcional: simples conexões de plug, que tornam as complexas juntas soldadas e ligações parafusadas redundantes, são emparelhados com armações de peso-pena cortadas de uma chapa de aço inoxidável e dobradas para dar sua forma. As armações feitas à mão da MYKITA são o que há de mais moderno e atualizado em óculos de sol e óculos de prescrição.

Um bate-papo com MYKITA

Sentamos com Philipp Haffmans da MYKITA, chefe de design, e Xenia Deger, Diretora de Marketing & RP.

Bernhard Willhelm é uma pessoa bastante exuberante, enquanto MYKITA é conhecida por seu visual limpo e direto ao ponto. O que é que une os dois?

Philipp Haffmans: Similar ao Bernard Willhelm, nosso foco não está apenas no mercado de óculos. Há um mundo além do negócio e junto com pessoas como Bernhard é fácil atravessar a fronteira. É aí que a parte divertida começa.

Como esta colaboração surgiu?

Xenia Deger: Na verdade, recebemos um e-mail de Bernhard. Ele queria saber se estávamos interessados em colaborar com alguns óculos para seu show AW09, que estava excepcionalmente acontecendo em Berlim ao invés de Paris, onde normalmente acontece. Claro que estávamos muito interessados em trabalhar com Bernhard, uma vez que temos grande respeito pelo seu trabalho e somos grandes fãs do louco “mundo de Bernhard Willhelm". Quando eles nos enviaram o tema da coleção (uma coleção de estilo esqui anos setenta), ficamos empolgados. Imediatamente inspirou nossa criatividade. Depois, foi tudo muito rápido: nós completamos a coleção de amostras em menos de dois meses.

O que foi mais estimulante no trabalho com Bernhard Willhelm?

Philipp Haffmans: O trabalho de Bernhard Willhelm e Jutta Kraus se difere do circo tradicional da moda. Em seu mundo, o absurdo é normal. Este ponto de vista sobre o mundo tornou a cooperação simples e fácil. Não houve discussões intermináveis sobre detalhes.

Qual foi a inspiração para o FRANZ?

Philipp Haffmans: Esqui e o fascínio do slalom, heroísmo montanha a baixo e destemidos saltadores vistos nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1976 em Innsbruck, forneceram a inspiração para a coleção masculina de Bernhard Willhelm. O último não é propriamente uma coleção de esqui, no entanto, é assim o que Bernhard Willhelm considera uma "mistura de coisas”, ostentando os dois: substância e estilo. Para acompanhar suas roupas de esqui, ele uniu forças conosco, para apresentar três modelos de óculos de sol espelhados. O resultado é um trio de armações metálicas no estilo aviador: FRANZ, mas também os modelos SEPP e LUKE. O modelo FRANZ foi inspirado e nomeado em homenagem ao lendário campeão de downhill Franz Klammer.

FRANZ by MYKITA & Bernhard Willhelm

FRANZ by MYKITA & Bernhard Willhelm

Você poderia nos contar mais sobre o processo de concepção do FRANZ?

 

Philipp Haffmans: O design expansivo porém modesto é uma referência consciente à inadequação dos métodos de fabricação do passado. Naquela época, tecnologia de corte preciso a laser simplesmente não existia. Como resultado, alguns estilos parecem bastante robustos. Ao utilizar nossos métodos de produção, este visual é transportado para o presente e com isso criamos uma nova linguagem de design.

As lentes dos óculos FRANZ são da Carl Zeiss Vision. Mas diga, como as lentes fazem parte do processo criativo, qual a sua influência nos óculos de sol? É algo do tipo primeiro a galinha ou o ovo: você tem uma cor de lente e espelho em mente para um modelo específico, ou você vê uma bela lente e pensa: "Isso é ótimo, inspirador, ficaria fantástico em um par de óculos de sol. Eu preciso desenhar algo agora mesmo! "?


Philipp Haffmans:
Nesta coleção a escolha das lentes desempenhou um papel importante. Como uma cortina, as lentes espelhadas literalmente fecham o rosto do usuário. Foi o momento de trazer este modelo de volta para os palcos. No momento em que Bernard Willhelm nos chamou, já estávamos discutindo esta questão. E quando ele veio com a coisa dos Jogos Olímpicos de Inverno, foi de alguma forma uma combinação perfeita. A questão da montanha nos fez lembrar de outras imagens, por exemplo, Reinhold Messner subindo o Monte Everest. Devido às condições extremas de luz lá em cima, o tipo de lente espelhada faz parte do equipamento de proteção. Então, uma coisa levou à outra e no final os formatos volumosos, espelhados de aviador foram o resultado. A propósito, outro estilo ALOIS, com a mesma linguagem de design, o mesmo uso de modelo e forma, se juntou a esta edição. Executado em combinações de cores extremas, tais como verde brilhante com um espelho verde na lente, ou marrom com um espelho castanho claro.


FRANZ realizou o incrível feito de se tornar o acessório icônico de Sex and the City 2. Entre milhares de artigos da moda, FRANZ é a peça que estamos vendo em todo lugar: Sarah Jessica Parker está até usando FRANZ no pôster do filme e no trailer. Como FRANZ chegou ao rosto de Sarah Jessica Parker? Será que Patricia Field, a figurinista do filme entrou em contato com você, ou foi algum tipo de surpresa agradável?


Xenia Deger:
We had received an email from Warner Brother’s production department, asking if we would be interested in supplying some eyewear for the set. Sarah Jessica Parker wears our HEATHER model in her private life. Well, of course we were interested! We sent them the frames that SJP wears, and actually it is also in the movie – we already spotted them in the latest trailer. In addition, during a press day at our PR agency in Paris, Patricia Field spotted the FRANZ, and requested it in all colours plus a special colour, silver. We got very excited and sent it off. On the first day of shooting, in September 09, we saw that the golden FRANZ was used in the outfit of the first scene that was shot! Bingo.

Philipp Haffmans: Ao construir o personagem de Carrie no "Sex and the City 2"®, Patricia Fields tinha uma certa imagem em mente: branco e dourado. O vestido branco é combinado com sapatos dourados, um colar dourado, uma pulseira dourada da Chanel e na Mykita ela encontrou um par de óculos de sol ouro-dourado. Eu acho que naquele momento não havia nenhuma outra armação como aquela no mercado.

MYKITA tem novas e excitantes cooperações acontecendo: vocês têm trabalhado com, por exemplo, o designer Bent Angelo Jensen do Herr Von Eden ou Marios Schwab. Você poderia nos falar de algum novo projeto?

 

Xenia Deger: Gostamos de colaborar com outros designers, uma vez que amplia a mente, e surgem novas idéias com resultados divertidos. Com Romain Kremer nós acabamos de desenvolver uma armação que é mais como um capacete, o YURI. Na verdade, ele possui pequenos buraquinhos ao invés de lentes.

Philipp Haffmans: … e quando pessoas como Lady Gaga gostam de se disfarçar com objetos, tais como os mencionados acima, é ainda mais divertido

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